O inverno de 1932, de Ana Figueiredo
O romance histórico O Inverno de 1932 surpreende pela trama que apresenta com sensibilidade e ousadia a visão de mulheres sobre um acontecimento ainda repleto de sentidos e significações múltiplas.
Manuela, Marina e Manuela, a bisneta, em tempos históricos diferentes, intercruzam vivências amorosas, memórias e tradições inventadas. Apoiada em pesquisa histórica importante, a autora não caiu em armadilhas de reinterpretações ou considerações intelectuais valorativas sobre a denominada e comemorada Revolução de 32, em São Paulo.
No lugar, temos a crítica viva do cotidiano coletivo comum tomado pela brutalidade do conflito, da memória utilizada para interesses diversos e do fio condutor do amor geracional entre as Manuelas. Por fim, um segredo guardado desde o inverno intenso e armado de 1932 se revela na forma de afeto.
György Lukács, na obra O Romance Histórico, aponta que ao gênero não deve interessar a narrativa dos grandes acontecimentos, mas fundamentalmente apresentar de forma poética as pessoas que vivenciaram essa experiência no tempo. Ana Figueiredo atendeu essa premissa.
Maria Cristina da Costa Marques
Ana Figueiredo nasceu em Guaratinguetá (SP), no Vale do Paraíba, de onde saiu para estudar Medicina. Graduada médica, fez especialização em Infectologia. Instigada pelo movimento da Reforma Sanitária Brasileira, ao final dos anos de 1970, abraçou a carreira de médico sanitarista. Foi professora em graduação de Medicina e especialização em Saúde Pública. Em 2019 deu por encerrada as carreiras de médica sanitarista e professora. O INVERNO DE 1932 é seu romance de estreia, aos 70 anos.
- Medida: Altura Selecionar Altura: 02cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Peso: 500 g