Meu querido Brasil - Minhas memórias de Getúlio, JK, Lula, Dilma e outros democratas
Este é um livro escrito com amor visceral ao Brasil. Seu autor procede de uma família de políticos e, ao longo de sua brilhante carreira, se elegeu vereador, deputado federal, três vezes senador, e prefeito do Rio. Foi o primeiro prefeito carioca eleito pelo voto direto. E teve a ousadia de implantar os Conselhos Governo-Comunidade, modelo revolucionário de democracia participativa e direta.
A descrição que Saturnino Braga faz aqui de sua trajetória, que abarca as décadas de 1940 a 2010, mapeia sentimentalmente o Brasil. Seu relato autobiográfico, que abrange desde a vida familiar a momentos fortes da conjuntura política do nosso país, é uma aula magistral de história e coerência de princípios.
Em linguagem direta, quase épica, o autor enfatiza a urgência de um Projeto Nacional que sinalize o Brasil que queremos. E narra episódios candentes, como o da tia-avó que, pela ousadia de ser dona de seu nariz em uma cultura patriarcal e machista, padece 12 anos de internação como louca...
Se a política nos privou de apreciar o promissor talento de Saturnino Braga para o canto, fomos recompensados, entretanto, pelo testemunho de sua ética, de fidelidade aos anseios de nosso povo mais pobre, que agora estas páginas nos dão a conhecer em riqueza de detalhes no relato de um autor cuja razão se mescla com o coração.
Frei Betto
Sobre o autor: Roberto Saturnino Braga nasceu no Rio de Janeiro em 1931. Engenheiro de formação, funcionário de carreira do BNDES, embrenhou-se desde cedo pela politica, tendo sido deputado federal, prefeito do Rio de Janeiro, vereador e senador por três mandatos. Dedica-se hoje a escrever textos políticos e literários. É atualmente diretor-presidente do Centro Internacional Celso Furtado e do Instituto Casa Grande.
Também disponível em formatos digitais:
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 18cm, Comprimento: 215cm
- Páginas: 122
- Peso: 200 gramas