Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista 1995-2018, de Silvio Ricardo Gomes Carneiro, Marcia Jacomini e Isabel Melero Bello

Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista 1995-2018, de Silvio Ricardo Gomes Carneiro, Marcia Jacomini e Isabel Melero Bello

Marca: Alameda Modelo: 2023 Disponibilidade: Disponível em 3 dias úteis Referência: 978-65-5966-149-7

  • Marca: Alameda
  • Páginas: 196
  • Largura: 16cm x 23cm
  • Peso: 300 gramas

Por:
R$ 69,00

R$ 65,55 à vista com desconto Pix - Vindi
ou 3x de R$ 23,92 com juros Cartão Visa - Vindi
Simulador de Frete
- Calcular frete

Políticas Curriculares na Rede Estadual Paulista 1995-2018, de Silvio Ricardo Gomes CarneiroMarcia Jacomini e Isabel Melero Bello

O convite que este livro faz à(o)s leitora(e)s não é simples. Compreender as políticas curriculares de uma rede de educação tão complexa como a do estado de São Paulo e do Centro Paula Souza (CPS), mesmo que num período relativamente curto de 24 anos, considerando que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE-SP) foi fundada no início da década de 1930 e o CPS em 1969, já traz consigo as marcas dessa dificuldade.

Analisar as propostas e políticas implantadas pela SEE-SP e pelo CPS significa observar também o contexto em que ocorreram ou, se preferirem, o jogo de forças que as permearam. Trata-se, pois, de entender as políticas curriculares também no marco de disputas, de resistências a elas e de seus limites.

A compreensão da política curricular apresentada nos capítulos deste livro foi construída em estreito diálogo com a análise de diversas dimensões da política educacional paulista no período de 1995-2018, fruto da pesquisa Políticas Educacionais na Rede Estadual Paulista (1995-2018). 

Nela, buscou-se investigar de forma mais abrangente a política educacional no âmbito do estado, num esforço coletivo que reuniu pesquisadora(e)s da educação básica e da educação superior, vinculada(o)s a universidades públicas e privadas e a redes públicas de ensino municipal e estadual do estado de São Paulo.

-----------------------------------------------------

Este livro oferece elementos para a compreensão das políticas educacionais paulistas, notadamente as políticas curriculares no estado de São Paulo, da segunda metade da década de 1990 até o ano de 2018, evidenciando a estreita vinculação com modelos desenvolvidos em outros países. Os capítulos do livro abrem ao leitor a possibilidade de compreensão dos caminhos assumidos no processo de chegada ao que se vive hoje no país. São particularmente relevantes por rearmarem pautas já encampadas por tantas e tantos na história do Brasil; se, por um lado, revelam escolhas e interesses que fragilizam a educação escolar, por outro convidam à luta pela escola pública de qualidade para todas(os), tão necessária hoje e sempre. (Cláudia Valentina A. Galian)

OS ORGANIZADORES: Silvio Ricardo Gomes Carneiro é professor do Centro de Ciências Humanas e Naturais da
Universidade Federal do ABC (CCNH/UFABC), bem como dos Mestrados Acadêmico e Profissional em Filosofia da UFABC. É membro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia) e do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Pesquisa junto ao grupo DiEPEE/UFABC (grupo de pesquisa Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola da UFABC) e atua junto à Rede 
Escola Pública e Universidade (REPU).

Marcia Aparecida Jacomini é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado na mesma instituição e na Fondazione Istituto Gramsci, Roma, Itália. Professora do Departamento de Educação da Unifesp. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar. Participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Pesquisa políticas educacionais e gestão escolar.

Isabel Melero Bello é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – graduação e pós-graduação stricto sensu. É líder do grupo de pesquisa “Políticas Educacionais, Formação de Professores e Saberes Escolares – PEFProSE. Temas de pesquisa: Formação de Professores, Políticas Educacionais e Saberes Escolares.

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Marca: Alameda
  • Páginas: 196
  • Largura: 16cm x 23cm
  • Peso: 300 gramas

Aproveite também e

Compre Junto

Confira os produtos