De um ponto de vista pragmático - Estudos sobre Habermas, de Antonio Ianni Segatto
Os estudos que compõe este livro acompanham a reflexão de Habermas sobre a linguagem do início da década de 1970 até o final da década de 1990. Trata-se, portanto, de compreender a formulação inicial de sua teoria pragmática enquanto uma teoria competência comunicativa, associada a uma teria de verdade como consenso, bem como de compreender as transformações dessas teorias motivadas pelas críticas a que foram submetidas.
Antes disso, discute-se a apropriação por Habermas de uma das versões da virada linguística, a fim de mostrar que a "transformação pragmática da filosofia kantiana" realizada por Humboldt permite compreender a feição específica do conceito plural de razão proposto por Habermas.
Ao final, pretende-se mostrar no apêndice que as apropriações distintas feitas por Habermas e Foucault da filosofia kantiana correspondem a compreensões distintas do sentido da modernidade e do esclarecimento. Em suma, o diálogo entre Foucault e Habermas é discutido a partir das respostas distintas que ambos oferecem à seguinte questão colocada pelo filósofo francês: "O que é esta aufklarrung da qual fazemos parte?".
Sobre o autor: Antonio Ianni Segatto é mestre e doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo e, desde 2013, é professor na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 166
- Peso: 211 gramas