Um historiador por seus pares: trajetórias de Ronaldo Vainfas, de Angelo Adriano Faria de Assis, Pollyanna Gouveia Mendonça e Muniz Yllan de Mattos (orgs.)
Marca: Alameda Modelo: 2017 Referência: 978-85-7939-410-2
- Páginas: 412 páginas
- Medida: Altura: 02cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Peso: 600 gramas
Um historiador por seus pares: trajetórias de Ronaldo Vainfas, de Angelo Adriano Faria de Assis, Pollyanna Gouveia Mendonça e Muniz Yllan de Mattos (orgs.)
Durante quatro décadas, Ronaldo Vainfas enriqueceu a historiografia do Brasil com uma série de estudos inovadores que tiveram impacto profundo no modo como esta história é vista.
Com suas habilidades arquivísticas, uma perceptível imaginação histórica e uma destreza incomparável para revelar e explicar as profundezas da história, seja na abordagem de temas como uma heresia mestiça, desvios e práticas sexuais, identidades religiosas, ideologia da escravidão ou o lugar dos judeus no Brasil holandês, Ronaldo transformou nossa compreensão do Brasil colonial.
Ao mesmo tempo, através do ensino e da publicação de guias e dicionários, ele moldou toda uma geração de estudantes, pesquisadores e colegas. Este volume, organizado por três orientandos de doutorado, hoje historiadores consolidados, é um tributo ao legado de Ronaldo Vainfas. Reúne estudos de ex-alunos, colegas e admiradores que incluem muitos dos melhores historiadores que hoje pesquisam os primórdios da história brasileira, e que usam esta oportunidade para retomar temas que Ronaldo explorou em sua obra.
Este excelente volume é uma homenagem apropriada. O Barça teve o seu Ronaldinho, o Real Madrid tem o seu Ronaldo, e a historiografia brasileira possui também o seu próprio Ronaldo: Ronaldo Vainfas.
Stuart B. Schwartz
Professor Titular de História
Yale University
-------------------
Ronaldo Vainfas é, reconhecidamente, dos grandes historiadores brasileiros. Autor de clássicos sobre a Modernidade, o Brasil colônia, teoria da História, religiosidades, estudos de caso. Influenciou e influencia gerações com sua escrita elaborada, instigante, certeira, prendendo o leitor de jeito. Este livro surge da vontade de homenagear o mestre de todos nós, ao mesmo tempo professor, pesquisador e amigo. Em cada um dos textos aqui presentes, misturam-se a influência do historiador, a amizade, a inspiração e o agradecimento por tudo que Vainfas representa, referência para nós e para a Historiografia. Que seja um modo de partilhar com todos o quanto é bom ter a oportunidade de conhecê-lo de perto. Angelo Assis, Pollyanna Muniz e Yllan de Mattos
SOBRE OS ORGANIZADORES: Angelo Adriano Faria de Assis é Professor da Universidade Federal de Viçosa. Autor de Macabeias da Colônia (Alameda, 2012) e Edificar e Transgredir (Paco, 2016), organizado em conjunto com Aldair Rodrigues, Pollyanna Gouveia e Yllan de Mattos. Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz é Professora da Universidade Federal do Maranhão. Autora de Inquisição e Justiça Eclesiástica (Paco, 2013), organizado em conjunto com Yllan de Mattos, e Réus de Batina (Alameda, 2017). Yllan de Mattos é Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, campus de Seropédica. Autor de A última Inquisição (Paco, 2012) e A Inquisição contestada (Mauad-X/Faperj, 2014).
- Páginas: 412 páginas
- Medida: Altura: 02cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Peso: 600 gramas