A DIFUSÃO ICONOGRÁFICA DA RELIGIÃO, de João Batista Ribeiro Santos
João Batista Ribeiro Santos é um dos grandes novos estudiosos das memórias culturais do Levante e da Bíblia Hebraica, com enfoque na história e cultura integradas do antigo Oriente Próximo.
Neste seu presente livro, ele inova por olhar a formação da cultura religiosa de Canaan a partir do norte levantino e a difusão iconográfica da religião desde as cidades siro-eufratênias, particularmente a partir da influência do templo de Alepo, que, com sua divindade principal, Haddu, subsistiu por séculos e foi referência para os impérios de turno da época.
Na historiografia, a iconografia é abordada não apenas como índice de artista ou artefato, mas como agente histórico de lugares de vivência. O livro é, portanto, uma excelente contribuição para quem deseja se atualizar na pesquisa da Bíblia Hebraica com seus contextos e nas culturas antico-orientais pré-clássicas em que se busca reconstruir os complexos tratos políticos entre governantes.
João Ademar Kaefer
Universidade Metodista de São Paulo
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A leitura atenta de A difusão iconográfica da religião: historiografia de políticas de guerra e representações visuais na Antiguidade Oriental nos conduzirá pelas sendas elegidas pelo autor para apresentar e discutir seu objeto de pesquisa, situá-lo no seu contexto histórico e mental, trazendo suas relevantes descobertas para os saberes das Ciências Humanas, especialmente para o estudo de culturas antico-orientais de períodos históricos pré-clássicos em que as fundações religiosas sejam tematizadas.
Ivan Esperança Rocha
FCL/UNESP
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SOBRE O AUTOR: JOÃO BATISTA RIBEIRO SANTOS foi professor e editor na Universidade Metodista de São Paulo. Pós-doutor em História Antiga pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, mestre e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, e mestre em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem pesquisado fontes de períodos pré-clássicos do norte do Levante e a Bíblia Hebraica.
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SUMÁRIO
Prefácio 9
Introdução 11
I – Quase o começo de tudo 17
II – Culturas em contextos 43
1. (Haddu) Alepo 43
As avançadas operações regionais do sistema templo-palácio 43
As fontes e suas historicidades: as pertinências político-religiosas 60
2. Territorialização e paisagens 67
Viver de trocas das bordas ao centro, ou das culturas imateriais aos artefatos 77
III – Culturas como agentes itinerantes 95
1. (Ba‘al-Haddu) Ugarit 95
As fontes e suas historicidades: interações culturais estatais 99
Sistema alfabético e escrituração 108
O declínio da cidade-Estado no contexto do colapso do sistema regional 111
2. As culturas objetificadas 116
IV – O primeiro e múltiplo Haddu 127
1. As elaborações: dos limites das cidades às bordas dos impérios 127
2. As elaborações: múltiplos, invenções e o antigo Israel em tradições originárias 136
3. Retomando os começos e seguindo: os avanços das mentalidades guerreiras e artísticas 153
A potencialização divina 161
V – Artefatos: no fundamento das coisas para serem transmitidas 165
Conclusão 191
Fontes e abreviações bibliográficas 195
Outras abreviações 197
Bibliografia 199
Índices 215
Índice de autoras e autores citados 215
Índice de fontes 218
Índice lexical onomástico e de assuntos 221
- Páginas: 244 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Peso: 360 gramas