Narrativas em disputa, de Renato Sérgio de Lima (org.)
Segurança pública, polícia e violência no Brasil
Este livro é uma intervenção: é um compromisso de seus vários autores e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública para com a construção de uma nova narrativa sobre acesso à justiça, segurança pública e boas práticas de governança no Brasil.
Significativos, os artigos salientam a necessidade de redução de todas as formas de violência, incluindo o flagelo dos homicídios, uma de suas formas mais abusivas.
Destacam que esse esforço de redução da violência não é algo que pode ser feito com mais violência e requer o desenvolvimento de instituições públicas mais responsivas e com mandatos e atribuições mais claras.
Para tanto, os artigos identificam como estratégia de boa governança e de modernização da narrativa da segurança pública brasileira, a promoção do acesso à informação e ao Estado de direito em todos os níveis.
Como corajosamente nos alertam diversos dos autores, já passamos da hora de desafiar a grotesca distorção civilizatória e controlar o desfile anual de mortes violentas no Brasil. O livro é um convite para ler...e agir!