SEIS FICÇÕES À DERIVA
Referência: 9788577510177
SEIS FICÇÕES À DERIVA
Ariosto Augusto de Oliveira
136 p., 2007, 14x21 cm
contos
ISBN 978-85-7751-017-7
As Seis ficções à deriva são construídas por olhares humorísticos e satíricos dos narradores. O riso castiga os costumes e também as personagens, suas práticas, abusos e pretensões. Quase toda a vasta variedade de desencontros e ridículos humanos encontráveis no Brasil de hoje está figurada sob o crivo daqueles olhares e as comédias ressaltam. Ganham a cena, e os ridículos e as picuinhas escorrem como fios de lama ou baba mal encobertos pela casca dos casacos bem postos e do bom mocismo.O humor, a comédia e a sátira, como em D.Quixote e em Machado de Assis, expõem homens e mulheres e seu mundo revirado das coisas, que nunca são o que parecem e não parecem o que são. Daí um certo fundo sombrio persistente nos motivos do riso e do ridículo de todos nós.
UM SÁBADO DE SÓLIDO SOL
por Martha Catalunha
Alguns professores são uma ´menção honrosa´ em seu trabalho. Assim foi Ariosto Augusto de Oliveira, meu professor de Técnicas de Redação por aqueles decorridos de faculdade.
Foi mais tarde, contista e cronista no extinto Notícias Populares, cuja coletânea resultou no livro Caradura. Foi premiado em 2000 pela Academia Paulista de Letras por seu romance Vila Nova de Málaga, considerado o melhor do ano. Foi considerado pelo jornal O Estado de São Paulo - após a publicação do romance O Vau da Vida - ´um grande escritor, um talento fora do comum, quase mergulhado no anonimato´, e, o citado romance, é obra superior de quem amadureceu na lida ficcional e sabe tecer uma história sem modelo conhecido. Seu conto ´Um Sábado de Sólido Sol´ de seu livro Seis Ficções à Deriva lançado em 2007, foi, recentemente, submetido a um ensaio acadêmico escrito por mim, sobre suas influências literárias do grande maestro de língua espanhola Miguel de Cervantes, autor da novela Dom Quixote de La Mancha, cujo êxito de vendas mundial só não supera a Bíblia Sagrada.
....................................
Sobre o autor: Ariosto Augusto de Oliveira, formado em Letras, foi professor e autor de inúmeras obras. Além de "Seis ficções à deriva", Ariosto já publicou pela Nankin "As ásperas esferas do amor", "Perversos" e o romance "O Vau da Vida".
.....................................
SUMÁRIO:
Aviso ao leitor - 9
Um sábado de sólido sol - 13
A Kiki - 21
O Caldas - 33
Zé Raimundo, meu buraco no inferno - 43
O amor em seu labirinto - 51
Um cortejo de más lembranças - 97