Este segundo volume do livro Brasil: Múltiplas Identidades retoma e atualiza os Brasis escolhidos na primeira edição para ampliar a reflexão acerca de identidades plurais que nos ajudem a pleitear novos papéis no cenário global.
A obra é aberta com o texto “Brasil: o Desafio de um Posicionamento Múltiplo”, elaborado a partir de apresentação realizada no evento da Cátedra FIESP–Sorbonne Globalização e Mundo Emergente, na Universidade de Paris 1, na França, que sintetiza algumas questões e dialoga com os capítulos seguintes.
Em outro capítulo – “Brasil Criativo” – o livro retoma o conceito de economia criativa como estratégia de desenvolvimento, agora para abordar aspectos abrangentes que incluem um panorama da indústria fonográfica e audiovisual, passando pela relação entre as atividades criativas e o espaço urbano e pela gastronomia, até o impacto de fatores macroeconômicos.
O “Brasil entre Gerações” substitui o “Brasil Jovem” do volume anterior, estabelecendo um diálogo entre as culturas juvenis e o culto à juventude e o envelhecimento da população, uma mudança demográfica sem precedentes e especialmente marcante em países considerados “jovens”, como o nosso. O “Brasil na Novela” traz para o debate a memória televisiva como produto cultural e os casos exemplares das novelas “Avenida Brasil” e “Lado a Lado” que, em dois momentos históricos, abordam o protagonismo das camadas populares.
O “Brasil visto de Fora” discute o país percebido por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a partir da análise das narrativas de governos, de empresas e de publicações nacionais e internacionais. “Brasil visto do Cone Sul”, encerra a obra, tratando do papel do Brasil na composição das identidades contemporâneas latino-americanas e da forma como somos vistos na diplomacia, mercado e mídia, por nossos vizinhos do Sul. Cinco Brasis reunidos para ampliar as possibilidades de pensar um país além dos estereótipos.