Crítica de cinema e repressão: Estética e política no jornal alternativo Opinião
De Margarida Adamatti
O jornal Opinião foi um dos mais importantes veículos da imprensa alternativa. Criado como parte da oposição ao regime militar, o semanário sofreu com intensa censura prévia, prisões, ameaças de morte e um atentado a bomba. Contra a forte repressão, Opinião respondia com textos de jornalistas e intelectuais de renome, que são referência até hoje. Assim se compôs uma diversificada Tribuna da Opinião, pioneira no pensamento progressista da esquerda.
Crítica de cinema e repressão traz uma genealogia da Nova Crítica de Cinema através de uma documentação extensa, que inclui a análise interna dos textos, a realização de entrevistas com os colaboradores e o paralelo com o contexto cultural.
Reconstruindo a metodologia dos críticos, o livro detalha como a equipe usava as ferramentas da estética e da política para exercer a crítica de cinema enquanto estratégia contra o regime militar.
Sobre a autora: Margarida Maria Adamatti é professora de cinema e jornalismo. Mestre e doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos. A autora dedica-se ao estudo das interfaces entre crítica cinematográfica, jornalismo, star system e história do cinema brasileiro. O livro Crítica de cinema e repressão é resultado da tese de doutorado financiada pela Fapesp e representa a somatória de mais de dez anos de trabalho sobre a crítica brasileira de cinema.
CRÍTICA DE CINEMA E REPRESSÃO está disponível na loja UMLIVRO (clique aqui).
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 396 páginas
- Peso: 419 gramas