“Cuidado, leitor”, organização de Andréa Sirihal Werkema

“Cuidado, leitor”, organização de Andréa Sirihal Werkema

Marca: Alameda Modelo: 2021 Referência: 978-65-5966-001-8

Características


  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Páginas: 282 páginas
  • Peso: 400 gramas

Por:
R$ 48,00

ou 3x de R$ 16,64 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Álvares de Azevedo pela crítica contemporânea

Em 2021, completam-se 190 anos de nascimento de Álvares de Azevedo, nascido em São Paulo, criado no Rio de Janeiro, estudante de direito, poeta, crítico em formação. Um interesse que se atualiza nos capítulos deste livro, que examinam algumas das facetas da obra do autor, nos dando um panorama que revitaliza, ao mesmo tempo, os estudos sobre o Romantismo brasileiro.

O lugar de Álvares de Azevedo na literatura brasileira é bastante interessante, já que ele faz parte do cânone de nosso Romantismo, sem dúvida, mas, ao mesmo tempo, está ali colocado como um romântico antinacionalista, invertendo a imagem mais comumente vendida do movimento romântico entre nós – ao qual não se pode negar o uso político recorrente das “cores do país”, na expressão de Machado de Assis. Sua faceta ultrarromântica se liga, claro, ao byronismo sombrio, ao satanismo e à morbidez: o gosto pela noite, pela escuridão literal e metafórica, a transgressão como norma de comportamento, tudo isso concorre para dar a Álvares de Azevedo o primeiro lugar nessa vertente romântica entre nós. Enfim, em anos mais recentes, a crítica literária brasileira tem se interessado cada vez mais por suas características autorreflexivas, expressas em seus prefácios, prólogos, alguns textos com ambições históricas, estudos sobre autores de sua predileção – e sua contrapartida programática posta em prática nos textos mais propriamente literários.

Cada um dos capítulos deste livro apresenta e discute aspectos da obra de Álvares de Azevedo que dizem respeito à sua poesia, à sua visão de mundo romântica, à sua inserção no contexto do Romantismo, brasileiro ou global; o convite aos leitores deve vir, no entanto, com o aviso da ironia: “Cuidado, leitor, ao voltar essa página!”

 

Sobre a organizadora:  Andréa Sirihal Werkema é professora de literatura brasileira da UERJ, e suas pesquisas, em geral, centram-se no século XIX. É doutora em literatura brasileira pelo Pós-Lit da UFMG (2007), onde também se graduou. Publicou recentemente trabalhos sobre Machado de Assis, José de Alencar e Álvares de Azevedo, sendo este último tema de sua pesquisa atual, custeada pela FAPERJ.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Páginas: 282 páginas
  • Peso: 400 gramas

Confira os produtos