O pão e o vinho da terra
Alimentação e mediação cultural nas crônicas quinhentistas sobre o Novo Mundo
Desde os primeiros contatos dos portugueses com os habitantes da América, um dos grandes problemas a enfrentar dizia respeito à alimentação enquanto necessidade básica para a sobrevivência. Isso era válido não só para o dia a dia dos colonos, mas igualmente fundamental nas longas travessias marítimas e durante as expedições terrestres de reconhecimento do território.
Sem víveres, seria impossível um empreendimento de tal envergadura. É por isso que os cronistas portugueses do século XVI, e demais observadores da época, sempre descreveram com detalhes a natureza americana, a fim de informarem sobre a disponibilidade de alimentos que pudessem garantir e ao mesmo tempo incentivar a vinda dos colonos para esse lado do Atlântico.
Para transformar em comida os produtos que a natureza oferecia era preciso aprender a processá-los a partir de um conjunto de operações físicas e mentais, às quais denominamos cultura. É exatamente a dimensão cultural da alimentação que norteia o presente livro de Rubens Leonardo Panegassi, que, ao tratar de um tema aparentemente simples e trivial, como a alimentação, revela a complexidade de um campo de estudos que a cada dia ganha mais destaque na historiografia brasileira.
Neste livro, a alimentação se apresenta como mediador cultural no contato entre europeus e americanos, interferindo na construção das diferenças de identidade e de hierarquia social, numa clara leitura antropológica da documentação consultada.
É no caráter simbólico da comida e no domínio do imaginário que a análise ganha densidade, evidenciando o impacto de sua formação e da influência dos estudos de Laura de Mello e Souza, sua orientadora, na análise que empreende sobre a colonização portuguesa na América.
Leila Mezan Algranti
Sobre o autor: Rubens Leonardo Panegassi é graduado, mestre e doutor em história pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor de História Moderna e Contemporânea e do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania do Departamento de História da Universidade Federal de Viçosa.
Sumário
Introdução - 13
Cap. 1: Da presença adventícia na América
Alimentação e cultura - 27
Os gêneros nativos - 44
Os alimentos estrangeiros - 70
Cap. 2: A época moderna e o estreitamento de circuitos de comunicação: da relação com o meio
Atribuições irresolutas
O pão e o vinho da terra - 81
Dieta e temperamento - 98
Dieta e temperamento - 129
Cap. 3: Das relações humanas: aproximações no limiar das distâncias
Habilidades ausentes - 145
A vida sob a "Lei Natural" - 160
Entre o vício e a virtude - 175
Conclusão - 191
Fontes - 195
Referências bibliográficas - 209
- Páginas: 214 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Peso: 235 gramas