Portos coloniais, org. Marco Volpini Micheli, Thiago Dias

Portos coloniais, org. Marco Volpini Micheli, Thiago Dias

Marca: Alameda Modelo: 2020 Referência: 978-65-86081-53-4

Características


  • Páginas: 422 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Peso: 510 gramas

Por:
R$ 68,00

ou 3x de R$ 23,57 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Estudos de história portuária, comunidades marítimas e praças mercantis, séculos XVI-XIX

A obra que o leitor tem em mãos é sem dúvida necessária – pelos objetos de estudo: portos, comunidades marítimas e praças mercantis; pela extensão territorial: rio da Prata, Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Itamaracá, Paraíba, Aracati, Piauí, Pará e do Maranhão; pela abrangência cronológica: do século XVI ao XIX.
Mas há outros elementos que a tornam indispensável aos interessados na história econômica do Brasil. Reúne os estudos mais recentes a respeito do tema, resultantes de dissertações de mestrado e teses de doutorado, o que de antemão constitui um indicador importante de qualidade.
Além disso, a coletânea organizada por Marco Volpini Micheli e Thiago Dias constitui notável contribuição para a própria História Econômica no Brasil, ao chamar a atenção, de um lado, para áreas que ao longo de quatro séculos concentraram a maior parte do dinheiro em circulação no Brasil; e, de outro lado, para a atividade econômica responsável pela maior parte das receitas tributárias no período.  E para além de mercadorias, lugares e rotas, os negócios e as sociedades mercantis constituídas em torno da atividade portuária.
Que o esforço aqui concentrado estimule outros trabalhos congêneres. 

Ângelo Carrara
Professor do Departamento de
História da Universidade
Federal de Juiz de Fora

 

Sobre os organizadores: Marco Volpini Micheli é Mestre em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado no mesmo programa. É Bacharel em História pela FFLCH/USP, com período cumprido na Università degli Studi di Torino (Turim, Itália) e licenciado em História pela Faculdade de Educação da USP.

Thiago Alves Dias é professor adjunto do Departamento de História da UPE, fez doutorado em História Econômica pela USP e atuou como Pesquisador Visitante na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Páginas: 422 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Peso: 510 gramas

Confira os produtos