Este livro faz uma análise sobre os sentidos do ritual, dos símbolos e do patrimônio da Folia de Reis da cidade de Florínea, Estado de São Paulo, dando ênfase ao período de 1993 a 2013, momento em que o grupo de foliões (praticantes do ritual religioso e membros da Associação Folclórica de Reis Flor do Vale de Florínea) identificam as principais ressignificações do bem cultural no contexto da cidade. A história oral foi o método utilizado no processo de levantamento, transcrição e avaliação das entrevistas com os integrantes da celebração, sendo complementada à reunião e análise de um acervo documental de fontes textuais de diferentes tipologias, além das fontes audiovisuais, sonoras e visuais. Nesse aspecto, a organização da documentação, a pesquisa e as discussões que resultaram o presente livro, contribuem não só com a salvaguarda da memória e história do grupo e do patrimônio da Folia de Reis, mas também com a própria história da cidade de Florínea. Lugares sociais regados pela viva cultura popular e, portanto, historicamente reconfigurados.
Além da compreensão dessa riqueza local, a leitura também provocará reflexões que abrangem questões globais, tais como o trato do patrimônio cultural imaterial no âmbito das políticas públicas estadual e federal, que reportam à consciência do papel do patrimônio na construção dos lugares, bem como à importância da organização da sociedade detentora do bem cultural e da educação patrimonial, na luta pela salvaguarda de sua memória e identidade, parte da história brasileira. Nesse aspecto, ler os Sentidos da Folia de Reis, provocará o conhecimento sobre as particularidades do estudo da celebração em Florínea e o exercício de pensar as complexidades políticas, econômicas e culturais que envolvem os patrimônios, sobretudo, imateriais.
Sobre a autora: Rafaela Sales Goulart é mestre (2016) em História e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis), na linha de pesquisa Cultura, Historiografia e Patrimônio. É especialista em História e Humanidades pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Licenciada em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2011). É membro do Grupo de Pesquisa Patrimônios - Unesp/Campus Experimental de
Ourinhos, na linha de pesquisa Patrimônio Imaterial e Identidades.
- Páginas: 268 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Peso: 300 gramas