
O professor de português e a literatura, de Gabriela Rodella de Oliveira
Relações entre formação, hábitos de leitura e práticas de ensino
Gabriela Rodella busca, neste livro, construir o perfil médio de um professor de português da rede estadual da cidade de São Paulo nos dias de hoje. A intenção é clara: investigar que tipo de sujeito-leitor ele é e quais são as relações entre seus hábitos de leitura e sua prática docente. A pesquisadora descobriu que o problema da leitura entre os professores não mudou nas últimas décadas. Desta forma, as explicações sobre o fenômeno confluem para a precária formação dos professores, que, não por acaso, tem seu início na década de 1970.
O livro mostra que desde então, por um lado, ocorreram grandes transformações na escola brasileira com a universalização do ensino e a necessidade urgente de arregimentar professores. Por outro, passou a existir uma maior movimentação de ideias novas sobre educação, cultura e literatura, que exigiu que os professores repensassem os conteúdos e as formas de ensiná-los. O resultado é um impasse.
Agora, a confluência desses dois fatores representa um momento vital para a escola, em que se pode rediscutir os problemas para avançar. Gabriela mostra como o ensino da literatura tem de incorporar os novos tempos, em que a cultura digital começa a aparecer de forma contundente. Para novos ares, ideias novas, modos de ler novos, textos novos, suportes novos. É nesse nó que a pesquisa da autora oferece ângulos de observação diferenciados, à medida que ela vai analisar profundamente a relação entre os professores e a leitura e sugerir outros caminhos de ensino e aprendizagem.
---------------------------------
Sobre a autora - Gabriela Rodella de Oliveira é mestre e doutora na área de Linguagens e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia), no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro/BA. É autora do livro Leituras literárias de adolescentes e a escola (Alameda).
---------------------------------
Sumário
Lista de abreviaturas - 11
Prefácio - 13
Introdução: um percurso de pesquisa - 21
Ponto de partida - 25
A construção do objeto - 33
Cap. 1 - Literatura e ensino - 39
Ensino de literatura e história da literatura - 43
A pesquisa de campo sobre o ensino de literatura nas últimas décadas - 51
Os PCNEM/1999, os PCN+/2002 e o PNLEM/2005 - 67
As OCNEM/2006 e a leitura literária - 74
Cap. 2 - Os questionários - 83
Perspectiva metodológica - 87
Imposição da situação de pesquisa: a coleta de dados - 92
Perfil dos professores de português da rede estadual na cidade de São Paulo - 106
Análise das respostas de 16 perfis selecionados dentre o corpus da pesquisa - 121
Diferenças entre os percursos de formação de quatro professores - 140
Cap. 3 - As entrevistas - 153
Perspectiva metodológica - 157
A coleta dos dados qualitativos - 163
Perspectivas de análise dos dados - 166
Uma professora que queria ser jornalista (entrevista com M.E.) - 170
A paixão pelo objeto livro (entrevista com Sílvia) - 191
A formação de um leitor crítico (entrevista com Cristiano) - 213
Ensinando a leitura literária (entrevista com Antônia) - 233
Algumas conclusões - 246
Conclusão - Últimas palavras - 257
Bibliografia - 269
Anexos - 281
Anexo A - Questionário - 283
Anexo B - Liesta de estabelecimentos e mapa da cidade de São Paulo - 289
Agradecimentos - 293