Recortes machadianos, de Ana Salles Mariano e Maria Rosa Oliveira
Referência: 9788577510269
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Páginas: 248 páginas
- Peso: 390 gramas
Recortes machadianos
Ana Salles Mariano & Maria Rosa Duarte de Oliveira (orgs.)
2ª edição, 248 páginas
Este livro plural sobre Machado de Assis é, de fato, um livro singular. Tratando-se de um trabalho com dez colaboradores, ele oferece aos leitores uma contribuição variada, rica de alternativas, que aborda diferentes aspectos da vasta obra machadiana e arredores.
Por isso que sua singularidade está presente como a originalidade dos diversos discursos críticos, construídos através de um caminho principal: a instância do leitor. Conforme fica esclarecido na apresentação:
´O princípio que norteou a organização destes ensaios foi a perspectiva da leitura, não no sentido específico de uma estética da recepção, mas no que se refere à reflexão crítica sobre a instância do leitor, seja no universo da obra machadiana (o leitor-autor, personagens-leitoras; livros que são leitores de outros; Machado-leitor etc.); seja no universo das traduções, que são também atos de leitura da obra machadiana no universo de uma outra cultura, seja nos posicionamentos da crítica, em especial a exercida por este conjunto de ensaístas, ao se valerem de mediações híbridas entre a teoria literária, a retórica, a filosofia, a história e a comunicação de massa´.
Com essa perspectiva geral, o leitor deste livro está bem servido, pois nele, com as intersecções das diferentes disciplinas, estão abordados assuntos e temas que atualizam as implicações da obra de Machado de Assis inclusive para além do âmbito literário, embora através de sua expressão, como um painel que ao mesmo tempo surpreende e reforça a grandeza do ´velho bruxo´.
Como todo grande escritor, Machado se oferece, se revela e resiste às pretensões dos leitores, mesmo se estes se supõem especialistas. Mas ele nunca se nega às provocações e ao diálogo, pois instituída a ironia, temperada com humor e ceticismo, sua liberdade inventiva parece não conhecer limites, fazendo proliferar o inumerável da vida. E esta só poder ser debatida ou revelada através das linguagens, que são, afinal, o miolo do humano.
Este livro, enfim, persegue Machado de Assis, escritor do século dezenove, projetando-o para nossos dias e mesmo para o futuro, procurando nele caminhos que inquietam nosso olhar contemporâneo. Não é questão de louvor mas de conhecimentos de nossos problemas e impasses.
Valentim Facioli
Sobre as organizadoras:
Ana Salles Mariano é graduada em Letras, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Chefe do Departamento de Arte da Faculdade de Filosofia Comunicação Letras e Artes de 2013 a 2017. Professora de Literatura e de Oficina de criação de textos do curso de Letras e do Curso de Comunicação e Publicidade e professora do programa de pós Graduação Lato sensu em Crítica e Curadoria. Foi Superintendente do teatro TUCA de 2003 a 2013, responsável pela curadoria do teatro e inúmeros projetos para inclusão cultural e formação de público. Criadora e coordenadora do Centro de Documentação e Memória do TUCA.
Maria Rosa Duarte de Oliveira possui mestrado em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a dissertação "A Escritura Semiótica de Memórias Póstumas de Brás Cubas", e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a tese "João Goulart na Imprensa de Personalidade a Personagem". Atualmente, é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde ministra a disciplina de Teoria Literária no Curso de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária. Algumas publicações recentes: Agamben, Glissant, Zumthor: Voz. Pensamento. Linguagem (2013);Machado de Assis ? contos para muitas vozes (2015) edição bilíngue (português-espanhol); Impasses do narrador e da narrativa na contemporaneidade (2016).
..............................................
SUMÁRIO:
Apresentação: Recortar é Viver, 11
1. Memórias Póstumas entre o Ver e o Verme: Uma Poética da Leitura, 19
MARIA ROSA DUARTE DE OLIVEIRA
2. Machado de Assis e a Filosofia: Modos de Leitura, 51
SÍLVIA MARIA AZEVEDO
3. A Recepção da Obra Machadiana na França, 81
LEA MARA VALEZI STAUT
4. O Nariz Metafísico ou a Retórica Machadiana, 111
ISMAEL ANGELO CINTRA
5. Do Ato de Contar ao Metaconto: Recorrências e Transformações dos Gêneros Literários em Machado de Assis, 131
VERA BASTAZIN
6. O Projeto Estético-literárioMachadiano: Uma Visão Preliminar, 153
MARIA APARECIDA JUNQUEIRA
7. A Crônica da Vida: Memorial de Aires, Machado de Assis, 183
MARIA JOSÉ PALO
8. A Casa: Uma em Machado, Outra em Eça, 195
BEATRIZ BERRINI
9. A Polêmica da Recepção de Eça de Queiroz no Brasil - Considerações em Torno da Acolhida feita por Machado de Assis e Outros, 209
BEATRIZ BERRINI E SÍLVIA MARIA AZEVEDO
10.Dois Casos de Polícia, Dois Casos de Política: a Crônica de Machado de Assis e o Samba de Geraldo Pereira, 223
WALTER GARCIA
***
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Páginas: 248 páginas
- Peso: 390 gramas