HISTÓRIA CONCISA DA MÚSICA CLÁSSICA BRASILEIRA, de Irineu Franco Perpetuo
O livro fala da música brasileira, sim. Mas é aquela impopular, a “outra”, a clássica. Se o nome de Villa-Lobos constitui antes exceção do que regra do cenário musical brasileiro, que dirá os compositores que vivem eternamente sendo regatados por musicólogos e intérpretes.
Traçando uma linha do tempo da época colonial até os nossos tempos, o autor conta a história dessa música de maneira acessível ao leitor “leigo”, não-familiarizado com o jargão musical específico. Ao reconhecer que as partituras não são folhas soltas no tempo e no espaço, Irineu procura também relacionar a música “clássica” com os fatos históricos e culturais de sua época, inclusive a música popular, e situar seus criadores no ambiente intelectual e social brasileiro.
Sobre o autor: Irineu Franco Perpetuo é jornalista e tradutor brasileiro, especialista em música clássica, colaborador do jornal Folha de S.Paulo, do site da revista Concerto e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual de Barcelona. Coautor, com Alexandre Pavan, do livro Populares & Eruditos e autor de Cyro Pereira - Maestro. Traduziu, diretamente do russo, Pequenas Tragédias e Boris Godunov, ambas de Alexandre Pushkin. Foi colaborador da revista Bravo!, jurado de prêmios como o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão e do programa Prelúdio da TV Cultura. Ministra regularmente cursos de música na Casa do Saber, em São Paulo.
Ilustrações de Haroldo Ceravolo Sereza, jornalista e editor.
Também disponível em formatos digitais: